não importa se você anima em shape tween com suas lines, em frame by frame com o brush/line ou em motion tween com efeito de bones...
uma coisa
muito importante na hora de montar um movimento realista é primeiro colocando ele em sequencia na folha de papel, seja dsenhando varios stick fazendo mais ou menos todos os frames necessários para o movimento ou só alguns e colocar setas indicando o movimento.
A opção de poucos sticks ja é mais para quem vai fazer shape tween pois não quer ter muita ideia dos frames do
A opção de muitos sticks gasta mt mais espaço, mas você ja vai pro flash/pivot com uma ideia dos frames que vai fazer e da ocorrência dos fatos.
movimento ou então ja é mais experiente e se garante desse jeito no frame by frame mesmo.
depois de ter feito isso, mande seu irmão mais novo fazer alguns movimentos, veja alguns filmes, desenhos ou qualquer
coisa animada com algum movimento.(Inclusive observar pessoas se movendo na rua)
Estude
cada detalhe do movimento.
Assim como o movimento das mãos e braços e a relação de seu posicionamento em relação ao corpo.
Perceba que para uma pessoa realizar um movimento sem cair, ela tem que manter um ponto de equilíbrio, então
se a perna está mais para frente o ponto mudou de lugar e deixou alguma parte do corpo sem equilíbrio e então o braço tem que recolocar o ponto de equilíbrio no meio do corpo para que o equilíbrio seja mantido sem problema.Podemos então concluir que na maioria dos movimentos as pernas se movimentos de maneira contrária aos braços e vice-versa.
Outro fator importante em fazer movimentos realistas é o frame rate que vc usa.
Os desenhos animados, assim como:pernalonga e patolino, tom & jerry, batman, caverna do dragão e etc. são feitos com um frame rate de 24 frames por segundo(ou 24fps), além de ser o frame rate q eu uso
em filmagens de camera e etc...geralmente o frame rate é de 30 fps...isso dá muuuuito realismo para a animação, mas ela fica muito pesada, uma vez que se precisa usar mais frames pro mesmo movimento.
cada um tem seu frame rate ideal.
alguns não descobrem ele nem com anos e anos de experiência, mas todos acham um frame rate aceitável para si.
faça alguns movimentos sem nenhum compromisso usando vários frame rates diferentes até achar o ideal para seu estilo de animação(12, 13, 15, 18, 22, 24, 30, 60...)
e com esses estudos você aprende cada vez mais a fazer movimentos não importando em qual frame rate vc está animando, é só achar um ritmo.
assista
muitos desenhos! até aqueles que vc tem guardados em suas caixas, assim como O rei leão ou pocahontas.
ai você me fala:
-"não...peraí...vc ta me zuando, né?"
eu respondo calmamente:
-não...não...calma aí papudinho...esses desenhos, mesmo que algumas pessoas não gostem da história ou do contexto,
em geral esses filmes tem um bom desenvolvimento da história e o mais importante...OS CARAS ANIMAM BEM PRA C*RALHO²º¹º!!! não tem como não adimitir, afinal, se não animassem bem eles não estariam aonde estão ganhando o dinheiro que ganham(T.T).
Então, amigote, ASSISTE AQUELA P*RRA COMO C NÃO TIVESSE AMANHÃ!!!!!
veja bem os movimentos, observe as mudanças de cenário, analise profissionalmente a animação, cada o movimento da grama, da brisa nas folhas, a claridade usada e etc.
um bom animador para se observar as animações é o adam phillips, as animações dele parecem ter vida!!
além de ser bem bacanudas...
ou então qualquer anime, assim como assim como samurai X(q pra mim é o melhor anime q existe), bleach, cavaleiros do zodíaco e etc.
Creditos: Stickman, Animator Maggot